quarta-feira, 20 de março de 2013

Obstipação intestinal: Mais um monstro da gestação!!

Queridas blogueiras (os): Boa tarde!!
 
Quando falamos em obstipação intestinal, muitos me perguntam, o que é isso?! Este termo médico é usado para designar que a mulher (até mesmo a criança e o adulto) tem uma constipação intestinal, ou ainda, o ressecamento das fezes.
 
A obstipação ou constipação intestinal é muito encontrada ao final da gestação, e algumas gestantes até relatam que tem início quando começam a ingesta do suplemento de ferro, então, vamos as possíveis explicações:
 
1- Como havia dito no post sobre "polaciúria e nictúria", a progesterona tende a provocar um relaxamento da musculatura lisa, sendo assim, colabora também para que a motilidade, ou seja, o "trânsito" instestinal fique mais lento. Dessa forma, além da gestante demorar à ir ao banheiro, as fezes tendem a ficar mais enrigecidas, pois uma porção do nosso intestino é responsável por reabsorver a água que deveria ser expulsa com as fezes.
 
2- O sulfato ferroso ou a suplementação com ferro pode gerar esse desconforto, além de algumas vezes deixá-las mais escurecidas. Algumas vitaminhas à base de cálcio também colaboram para este quadro.
 
3- A compressão do intestino e demais órgãos abdominais ao final da gestação, é o outro fator causador da constipação! Por isso, muitas gestantes tendem a reclamar deste incomodo no 3º trimestre, por volta, das 28 semanas ou mais, uma vez que o bebê aumenta de tamanho e gera através do aumento uterino a compressão dos órgãos ao redor!!
 
Nayara, temos como diminuir ou amenizar esse desconforto?! Sim.....
 
Dica 1: Mudança de alimentação: Busque comer mais fibras (aveia, linhaça, chia), alimentos integrais; mas sempre acompanhado de muita água, caso contrário, aumentamos o volume do "bolo" fecal e deixamos-o mais seco, o que pode levar à uma hemorróida!!
 
Dica 2: Frutas com bagaço, casca e laxativas: Laranja, mamão, ameixa seca, ameixa (fruta), melancia (poe conter bastante água), fígo seco...
 
Dica 3: Exercício físico: Busque ao menos caminhar 15 minutos, pois a gravidade ajudará no "trânsito" intestinal, além de contribuir para a saúde da mamãe, que manterá o peso, além de colaborar para a redução do edema (inchaço) nos pés!! Se você não gosta de caminhar, busque ao menos uma hidroginástica ou hidroterapia, pois a leve movimentação na água ajuda a facilitar o quadro.

 
Espero que tenham gostado! As mamães que já passaram ou estão passando por isso, deixem seus relatos de experiência sobre o que fizeram para aliviar!!!
 
Um beijo, e para mais esclarecimentos e cuidados, pois você mamãe merece, basta chamar nossa consultoria pelo e-mail: consultoriasermae@gmail.com ou (19)9666-6111

Nenhum comentário:

Postar um comentário