quinta-feira, 7 de março de 2013

O desejo durante a gestação: ele existe?

Olá pessoal, hoje me deparei com essa tirinha:



Será que o desejo de comer em horas inusitadas, comidas nem sempre tão fáceis de preparar, existe??
Existem gestantes que passam pela gestação sem nenhum desejo, enquanto outras, desenvolvem vontades enormes de comer alimentos específicos, como jaca, limão com sal, gelo, comidas apimentadas, orientais, rabanete com chocolate e assim vai, mas isso é normal?!
Sim, é normal!!
Podemos encontrar algumas explicações para esses desejos inconroláveis:
1- A deficiência em alguma vitamina ou componente do organismo pode gerar tal necessidade, um fato interessante, é a deficiência de ferro, que é comum na gestação devido a reserva feita pelo bebê em formação; sendo assim, muitas gestantes tem o desejo de lamber portões, cheirar e até provar tijolos ou até mesmo comer comida feita em panela de ferro. São fatos visto como bizarros pela sociedade, mas que podem estar associados à essa falta do nutriente no organismo.
2- O fator psicológico e emocional, o fato de ter um desejo, muitas vezes em momentos inusitado, faz com que a gestante peça a ajuda do companheiro, da amiga, da família para realizá-lo. Sendo assim, o fato de ter a atenção das pessoas para si, é elencado na sua mente como um favorecimento, fazendo com que ela se sinta mais querida e seja mais vista.
Por isso, independente das explicações que temos sobre o desejo materno durante a gestação, devemos ter conhecimento que ele existe, que nem sempre ele poderá ser realizado naquele momento (basta pensar no desejo do quadrinho: será que nas cidades do interior, existiria um lugar aberto para a mãe comer sushi às 3 da manhã?) e que deve ser respeitado e não visto como uma "frescura" materna.
Vale a pena uma investigação!!
Se você já passou por isso e quer expor seu relato, escreva aqui ou no nosso e-mail: consultoriasermae@gmail.com
Um abraço e até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário