domingo, 17 de março de 2013

Ainda dá tempo: saiba mais sobre o pós-parto!

Queridas blogueiras,

esses dias me mantive ausente, mas agradeço as visualizações no blog! Fui convidada e estarei presente amanhã à partir das 8 horas da manhã na rádio excelsior Jovem Pan (AM 1410) no Jornal da manhã para falar sobre meu estudo do mestrado intitulado: "Período pós-parto:práticas de cuidados adotadas pelas puérperas", que teve como foco o cuidado da mulher após o nascimento do bebê. 
O melhor de tudo, e que a rádio tem site pela internet, o que facilita para o pessoal de fora ou que está no trabalho ouvir. Para isso, basta acessar: http://jornalcidade.uol.com.br/player_html5.php

Conto com a audiência de vocês!

Tentarei falar sobre a consultoria, mas o primordial é falar sobre a falta de atenção e cuidado com a mulher que vivência essa fase especial e único conhecida como puérperio, ou pós-parto!

Grande beijo,
Nayara.


#Reflexão:

"Recordar o puerpério equivale frequentemente a reorganizar as imagens de um período confuso e sofrido, que engloba as fantasias, o parto tal como foi e não como havia querido que fosse, dores e solidões, angustias e desesperanças, o fim da inocência e o inicio de algo que dói trazer outra vez a nossa consciência.Para começar a armar o quebra-cabeça do puerpério é indispensável ter em conta que o ponto de partida é o parto, quer dizer, a primeira grande desestruturação emocional. Como descrevi no livro “maternidade e o encontro com a própria sombra ”para que se produza o parto necessitamos que o corpo físico da mãe se abra para deixar passar o corpo do bebe, permitindo uma certa “ruptura” corporal também se realiza em um plano mais sutil, que corresponde a nossa estrutura emocional. Há um algo ”que se quebra, ou que se “desestrutura” para conseguir a passagem de “ser um a ser dois”." (Laura Gutman tradução de Flávia Penido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário