segunda-feira, 18 de março de 2013

Chocolate: Vilão ou parceiro no pós-parto?!

Minhas queridas: Bom dia!
 
Espero que tenham ouvido minha entrevista na rádio excelsior Jovem Pan, fiquei nervosa, mas ao final tudo certo.
 
Bom, nesta entrevista, abordei sucintamente as alterações alimentares das mamães após o nascimento do bebê. Essas mudanças ocorrem tanto pela apreensão materno sobre a cicatrização dos pontos -caso tenha tido alguma laceração, episiotomia ou cesariana-, como o efeito da alimentação materna sobre o bebê.
 
Quem em algum momento da vida não ouvi uma puérpera (mulher no pós-parto) dizer: "Não posso comer chocolate, ele dá cólica no bebê"... ou quem já não ouvi os familiares dizendo à essas novas mães: "Não coma chocolate, senão o bebê vai uivar de cólica"....
 
O chocolate culturalmente é visto como um dos alimentos que gerariam ou intensificariam as cólicas no recém-nascido, entretanto, devemos estar atentas, pois, você mamãe sabia que o intestino do bebê por ser imaturo, ao entrar em contato com o leite materno tende a sofre a formação de gases, e gerar as desconfortavéis cólicas. Por isso, o maior causador de cólica no recém-nascido é a imaturidade intestinal, que tende passar após os 3 e 4 primeiros meses do bebê, quando o instestino termina a formação da última camada, que seria a mucosa intestinal.
 
Por isso, as mamães estão liberadas para ingerir chocolates, em especial, na páscoa, no entanto, com moderação e observação, se após o ingerir chocolate o bebê chorar muito com as desconfortáveis cólicas, procure evitar por um dia, e tentar novamento no dia seguinte, caso neste novo dia, o beber continuar com cólicas intensas, aí sim poderemos pensar em suspender a ingesta.
 
Mas, para as chocólotras de plantão, um bombom ou um quadradinho ou até mesmo uma pontinha do ovo de páscoa por dia é permitido, como havia dito, o lema das mamães deve ser moderação para prevenir a necessidade de evitar não só o chocolate, como os demais alimentos que não estão presentes com frequência na dieta materna.
 
O chocolate também não interfere na cicatrização dos pontos, o fato de ser gorduroso, não oferece risco para uma cicatrização mais lenta da sutura, como dito pelos populares; entretanto, deve também ser ingerido com moderação para que você mamãe retorno ao peso pré-gestacional com maior rapidez!
 
Já que estão autorizadas e liberadas a comer devagar um ovo de páscoa para comemorá-la, aproveito para oferecer o delicioso serviço de Brigadeiros Gourmet e Ovos de páscoa recheados de brigadeiros Gourmet da minha querida amiga Graziela Fonseca!! Para matar a vontade basta acessar: https://www.facebook.com/nayara.baraldi#!/amorebrigadeirosgourmet ou https://www.facebook.com/nayara.baraldi#!/graziela.buenofonseca e falar com a Grazi, depois é só aproveitar, mas com moderação!!
 
Para mais dicas, esclarecimentos e orientações sobre dieta durante a gestação, parto, pós-parto e lactação nos escreva: consultoriasermae@gmail.com ou deixe seu comentário, que reponderemos!!
 
Um doce beijo,
Nayara.

4 comentários:

  1. adorei a materia. muito obrigada, nos ajudou bastante!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi levei pontos na cabeça eu posso comer chocolate

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. E o coco e o amendoim? Seriam eles oleosos demais? Remoso, como diz minha mãe. Estou com 35 dias pós parto e os pontos ainda não caíram, tomei cefalexina por 7 dias depois da avaliação de puérperio. Sem contar o diclofenaco por 5 dias. Além do quadro de mastite do qual estou passando pelo processo de cicatrização.

    ResponderExcluir