sábado, 27 de abril de 2013

Como garantir um parto vaginal? Quais são as diferenças entre normal, natural e humanizado!

Queridas(os) blogueiras(os): Boa tarde!
Com grande prazer digo que voltei \o/

Agradeço a todas(os) que vem acompanhando o blog, mesmo na minha ausência devido os estudos!

Como boletim informativo do final de semana, recebi uma questão de algumas mulheres, há algum tempo, e agora mais tranquila tentarei solucioná-la junto de vocês.

Como faço para garantir um parto normal, se meu médico indica somente cesárea?

Primeiramente, atualmente temos várias designações de parto vaginal, que vão desde o normal, até o natural e o humanizado. Em linhas gerais vejam as diferenças entre eles:

Parto normal: Seria o nascimento por via vaginal, mas, que quase sempre, vem acompanhado de procedimentos que trazem mais malefícios que benefícios para a mãe e o bebê, como por exemplo: ocitocina e episiotomia de rotina, além de manobras no fundo uterino e ausência de dieta no trabalho de parto, que atualmente pelas evidências científicas devem ser banidos ou evitados. Seria o nascimento tradicional, veja pela foto:

Parto natural: Seria o parto sem as intervenções anteriores, e que respeite a fisiologia da mulher.
 

Parto humanizado: É o parto que além de respeitar a fisiologia da mulher e do nascimento preza pela conduta multidisciplinar, ou seja, a mulher escolhe por meio do plano de parto as pessoas que estarão junto dela nesse momento, métodos de alívio de dor, o ambiente e a forma como quer estar e agir. Nesse parto a mulher e a família são empoderados e deternimantes de seus próprios cuidados junto a equipe de sua escolha.
 
Após explicar algumas vertentes do parto vaginal fisiológico da natureza feminina, trago algumas dicas que pode lhe ajudar a garantir um parto vaginal respeitoso, independente do ambiente que ele será feito.
 
Dica 1: Informe-se!
De que modo?
Busque em páginas de parto naturais e humanizados relatos de parto, pois dessa forma você começará a vivenciar por meio das experiências de outras mulheres e famílias a dinâmica e a forma como essas pessoas percorreram para consquistar o parto tão desejado. 
Você também pode buscar nas literaturas clássicas de Leboyer, Michel Odent, Janete Balaskas, dentre outros defensores do parto fisiológico, o conceito do nascimento natural.
 
Dica 2: Prepara-se!
Como?
Busque consultoras ou equipes de preparação para o parto e nascimento. Na maior parte das vezes, essas pessoas já conhecem o contexto local de cada cidade, e sabe te orientar melhor sobre que profissional procurar para que consiga conquistar um parto respeitoso e humano. Além disso, as consultoras e os grupos de preparação para o nascimento lhe passariam de forma prática e estando ao seu lado métodos que lhe auxiliriam a garantir sua escolha de parto humanizada, além de lhe preparar para esse momento.
 
Dica 3: Viva!
De que forma?
Durante este ciclo gestacional, procure incorporar a ideia e o pensamento de como deseja que seja seu parto, as pessoas que quer ao lado, as estratégias de cuidado que quer ter, idealize como será o cenário do nascimento, visite os locais que pretenda que ela ocorra, converse com profissionais, obstetrizes, doulas, consultoras, mães, mulheres.
 
Dica 4: Evite!
Evitar o que?
Pessoas que não acreditam no parto natural ou fisiológico, que te coloque medo e aumente seu anseio ou receio sobre uma escolha natural de nascimento. Também saiba separar vídeos e relatos que não transmitem confiança. Muitas mulheres que orientei buscavam antes de minha presença, filmes via youtube sobre formas de nascimento, entretanto, nem todos transmitem o nascimento vaginal de forma humana e fisiológica, ao contrário, muitos mostram o parto normal intervencionista e com técnicas que devem ser banidas.
 
Dica 5: Troque!
Trocar o que?
Se o profissional que está lhe acompanhando, no caso, os médicos obstetras não realizam e não prezam o parto natural, troque e busque outras opiniões. É muito complicado convencer um profissional que há anos preza por cesarianas ou partos normais intervencionista de realizar um parto respeitoso e natural mantendo o seu desejo. Por isso, reforço a dica 2, procure grupos ou consultoras que conheçam a realidade de seu município e que possam te ajudar e te orientar na escolha de um profissional humano que pode lhe atender, além de te ajudar nessa preparação para o nascimento.
 
Lembre-se: Seguindo essas dicas, as certezas de ser bem acolhida, amparada, aconselhada e de realizar seu desejo pelo parto humanizado aumentam e se tornam consistentes! Dessa maneira, você e seu bebê serão bem acolhidos e da maneira que tua fisiologia foi preparada
 
Você que reside em Rio Claro/SP e região já pode contar com esse suporte e apoio profissional por meio da consultoria Arte de Ser Mãe, pois aqui, a protagonista dessa história e desse cuidado é você!
Entre em contato conosco por esses meios:
Pelo telefone: (19)9666-6111
Pelo blog, apenas deixe um comentário com seus contatos que lhe retorno!
 
Lembre-se: Você pode tudo, basta convencer seu cerébro (Grupo Una).
 
Grande beijo,
 
Nayara.
(Consultora responsável pela Arte de Ser Mãe)
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário