sexta-feira, 26 de julho de 2013

Por que a Kate Middleton consegue parir e a Juliana Paes não?

Queridas blogueiras: bom dia!

Não poderia deixar de escrever um post com os assuntos que bombaram o mundo obstétrico essa semana, então, vamos lá:

Manchete 1:
Segundo o site EGO, filiado ao G1: "Parto de Juliana Paes foi cesariana pois bebê é enorme" diz médica.
No último dia 21, na madrugada de domingo, mais precisamente 0:18 nasce o filho de Ju Paes de cesariana pesando 3.980kg e 53cm. A médica ainda afirma: "O parto teve que ser cesariana. O bebê é enorme, mas ela é muito guerreira". Estava me esquecendo, o cordão estava enrolado no pescoço do bebê, outro grande motivo para a via cirúrgica para o nascimento.
Se surpreendeu? Eu também!

Manchete 2:
Segundo o portal da Revista Quem: "Kate Middleton dá à luz se primeiro filho, uma menino".
A duquesa de Cambridge deu entrada no hospital St. Mary às 6 am, nos primeiros estágios de trabalho de parto, às 16:24pm, após 11 horas de trabalho de parto, nasce o bebê pesando em torno de 3.800kg, conforme comunicado oficial, que ainda diz que o bebê nasceu em segurança e ambos passavam bem.
Se surpreendeu? Não! Nem eu!!!

Frente à isso, vem os questionamentos deste post: Como dois bebês com pesos semelhantes não podem nascer pela mesma via de parto? Seria uma patologia? Uma distócia? Um  foi grande demais, o que o impossibilitou-o de nascer por via natural, mas será que se ele pesasse 200 gramas a menos ele teria essa oportunidade?

Antes apenas os 200 gramas fossem os fatores inviabilizadores!!!

Fora a ironia, essa é uma situação que nos deixa apreensivas(os), afinal não é para menos que vivemos em um país campeão de cesarianas. Um país no qual temos uma porcentagem em torno de 45 a 50% de cesarianas via SUS, e índices recordes em torno de 85 a 98% de cesarianas via serviços particulares, não era de se esperar um desfecho diferente no caso da plebeia Ju Paes.

Quando visualizamos esse contexto, vemos várias vertentes, que colaboraram na via de nascimento dos bebês da plebeia e da princesa:


1- Fator cultural: Como bem dito anteriormente, o Brasil já incorporou em sua cultura a incapacidade da mulher parir, além de salvaguardar a cesariana como salvadora, então, embora a mulher seja guerreira, o melhor para o momento é uma cesárea, pois ela não tem condição de parir. Se pensarmos no Reino Unido, as taxas de cesariana são em torno de 30%, tão já, seria quase que impossível e incomum esperar que uma mulher, em especial, uma duquesa, desse preferência à uma via cirúrgica de nascimento, afinal o normal é ser natural (não no Brasil...rsrs)
2- Fator estrutural: Faltam equipes capacitadas e com profissionais humanizados e sensibilizados em prol do nascimento respeitoso, falta apoio por parte dos convênios e hospitais particulares, além da falta de interesse por parte das mulheres em buscar informações pautadas em evidências científicas. De que adianta relatar que uma cesárea eletiva, dentre várias desvantagens, aumento o risco para morbimortalidade materna e perinatal, aumento de hemorragia e chance de histerectomia (retirada do útero), aumento de infecção e no uso de antibiótico, além de maior tempo de internação, se ao final do processo a mulher acaba sucumbindo ao desejo ou a falácia de seu GO, no qual a cesárea é um procedimento seguro, afinal o bebê é enorme e tem circular de cordão, fatos que impossibilitariam, ao menos no mundo medicalizado, um nascimento por vias baixas ou pela única via que o nascimento deveria acontecer.

3- Fatores social e educativo: Quando digo fator social relaciono a população também como responsável por esse ciclo, afinal não é fácil ver uma filha sofrer para parir, quem já não viu mães falando e propagando esse pensamento? A mãe da parturiente ou gestante pode até ter passado por uma experiência de parto normal, mas a filha jamais deveria passar por isso, uma justificativa até aceitável seria a violência obstétrica, e o trauma deixado por esta, entretanto, mas muitas vezes as mulheres são tolhidas de viver ou reproduzir essa experiência pelo medo instalado em seu inconsciente e consciente devido o blá, blá, blá de todos, em especial, de seus familiares. Associado a isso, muitas mulheres terceirizam seu cuidado, colocando o profissional de saúde como o grande provedor de cuidado, afinal ele sim estudou muitos anos e sabe o que é melhor! Sendo assim, delega-se e entrega-se totalmente ao saber empírico do profissional, e nem se preocupa de estudar e lutar pelo seu desejo. Aí se responde mais uma parte de nossa reflexão, no qual o nascimento de um bebê considerado enorme, seria inviável por via vaginal no Brasil, e capacitado para tal em Londres! Por isso, fica a dica, se seu bebê tem estimativa de pesar mais que 3.500kg vá para Londres, caso contrário, faca! Rsrs...

Cabe salientar, que embora tenha enumerado os fatores, não considero uma vertente menos importante que a outra, mas a união de todas, configuram esse cenário catastrófico no qual a mulher é incapacitada de parir por vias naturais.

Por isso, ficam as dicas:
Reflita
Empodere-se
Se informe com base em evidências científicas
Não tercerize sua saúde
Escolha por uma equipe humanizada

Essas manobras podem lhe ajudar a conseguir parir como uma princesa, e não como uma plebeia. A escolha entre ser plebeia ou princesa passa também por sua mão, qual é a sua opção? Reflita!!!

Boa tarde e não perca os trocadilhos à seguir no próximo post, ainda hoje!!!
Até mais

Texto do "O Provocador": http://noticias.r7.com/blogs/o-provocador/2013/07/23/cesariana-e-coisa-de-plebeu/
Super indicado, pois até no momento de nascer temos que ir contra o sistema!!!



20 comentários:

  1. Sou totalmente a favor do parto humanizado, o mais natural possível. Tenho 3 filhos e fiz 3 partos naturais, o primeiro particular e com anestesia, a segunda em outro país e a terceira num hospital público. Quando eu falo que tive 3 partos naturais, eu sou doida, louca e por ai vai... Quando alguém fica grávida logo pergunto se já pensou no parto e todas com a mesma reposta medíocre na minha opinião... óbvio que escolhi cesárea, sofrer pra quê ?! Posso me organizar e ter meu filho na hora que eu quiser. Respostas de pessoas mal informadas de fato ! Pesquisei muito, continuo a pesquisar e tentar colocar na cabeça dessas pessoas que nós independente do tamanho da criança, temos estrutura total para fazer de um parto natural seguro sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Van, mesmo depois de tempo que escreveu, fico feliz em poder contar com uma pessoa que apoio a via natural de nascimento.
      Eu nos meus estudos, acabo encarando que a pessoa confia demais no profissional, e não se empodera, com esse terceirizamos nosso cuidado, aliás, não somos capazes de escolher o que é melhor, pois temos medo, e quem tem medo, tem em partes desinformação, então, vemos que é um ciclo vicioso. Entretanto, são pessoas como vocês que podem ajudar o mundo a melhorar, afinal, tenta empoderar as demais com suas opiniões e pitacos de quem já viveu essa experiência.
      Obrigada pelo relato.
      Abraços e nos visite sempre!!!

      Excluir
    2. "a princesa, e não como uma plebeia. A escolha entre ser plebeia ou princesa passa também por sua mão, qual é a sua opção?"? Kkk Kate teve o filho num hospital que a diária e 20 mil euros, com 2 médicos presentes fora as duplas. Esqueceu de falar? Que hipocrisia.

      Excluir
  2. Eu acho super legal quando alguém opta por parto natural. E acho legal tbm quando alguém opta pela cesaria. Sou a favor do parto que garanta a vida da criança.
    Perdi uma sobrinha por causa de uma medica irresponsável que não fez uma cesaria necessária e quase perdi minha cunhada em decorrências das complicações e quase perdi uma 2ª sobrinha no mesmo ano pelo mesmo motivo e essa graças a Deus fizeram a cesaria no limite, mas ele teve problemas em decorrência disso.
    A mulher tem direito de escolhe o que é melhor pra ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kênia, primeiramente me desculpe pela demora em retornar seu post.
      Concordo em partes contigo, a mulher deve escolher a via de parto desde que bem consciente e sensibilizada dos riscos de sua opção.
      Cesariana é cirurgia para retirada de bebê que não está bem, ou que a mãe está impossibilitada de parir, mas não uma via natural. E se formos filosofar, que espécie sobreviverá com um índice de cesariana em torno de 90% dos casos? Será que nenhuma mulher dilata? Será que nenhum bebê sabe nascer por via vaginal?
      O que temos hoje são profissionais irresponsáveis, e que na grande maioria das vezes não sabe conduzir um trabalho de parto, e ver em que momento a via vaginal já não é mais uma opção.
      Basta lembrar que o Ministério da Saúde recomenda apenas 10-15% de cesariana em casos de emergência, então, porquê um número tão avassalador no nosso Brasil? Invertemos a natureza e buscamos sempre os padrões da doença?
      Cesárea só é boa quando indicada de maneira correta, coerente e sensibilizada!
      Não posso julgar os casos que expõe, mas na maior parte das vezes os danos e sequelas vem de profissionais que não sabem conduzir um trabalho de parto, como bem disse anteriormente.
      Então, cuidado, senão, sempre cairemos na faca sem necessidade!
      Um beijo e obrigada pela opinião.
      Visite-nos sempre!

      Excluir
    2. "a princesa, e não como uma plebeia. A escolha entre ser plebeia ou princesa passa também por sua mão, qual é a sua opção?"? Kkk Kate teve o filho num hospital que a diária e 20 mil euros, com 2 médicos presentes fora as duplas. Esqueceu de falar? Que hipocrisia.

      Excluir
  3. sou a favor sim do parto humanizado pra quem quer.
    pois aquelas que não se aptas, devem sim recorrer a cesariana, pois ser mãe não requer um parto normal e sim saudável tanto físico como mentalmente.
    no Brasil infelizmente o parto humanizado é pra rico, pois o sus força quimicamente( ocitocina ) para tentar esses partos que acabam sequelando tanto mães como RNs.
    sou a favor da vida tenho 3 filhos 3 cesárias e afirmo sempre se for da vontade De Deus terei mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Magda, fico conte com sua manifestação, mas precisamos nos empoderar mais.
      Uma vez uma cliente minha disse que parto natural é pra quem pode, mas me fiz a seguinte indagação, todo mundo tem vagina e tem direito de parir? Então, qual a diferença entre aquela que consegue e a que não consegue? E o que vemos, é que nosso sistema nos força a pensar que a cesariana e melhor, mas no nosso egoísmo esquecemos dos danos que causamos contra nosso ser.
      Respeito a opinião de cada pessoa, mas não podemos ser ludibriadas que a cesariana é a melhor via, afinal, ela foi descoberta para salvar vidas e não para ser via de parto, certo?!
      Grande abraço e continue a nos visitar e trazer suas reflexões!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. cada caso é um caso, eu por exemplo passei dois dias em trabalho de parto e so delatei 2cm e ai faz acesariana ou passa da hora do bebê nascer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, obrigada por escrever seu depoimento, mas pensando muito nele, fiz o seguinte questionamento: Será que não foi internada precoce demais?
      Sabia que tem mulheres que passam meses com 2 cm de dilatação e só entram em trabalho de parto quando o organismo quer?!
      Cuidado, o sistema nos força a ser imperfeitas, mas se respeitarmos nossa natureza, com 90% de certeza, esse bebê nasceria, desde que bem e com todos os exames nos mostrando a boa vitalidade dele.
      Afinal, por quê foi cesárea, parou para refletir no estado do bebê? Os exames mostravam boa vitalidade? Então porquê cesariar?!
      Apenas indagações.
      Grande beijo, continue a expor suas ideias e a nos seguir!!

      Excluir
    2. Vai esperar o bebê quase morrer para poder fazer? Que péssima profissional é você. Tá mais para militante. Do tipo que morreu na Austrália num parto NORMAL

      Excluir
  5. O pior mal é a ignorância. Por isso o povo padece (Oséas 4:6)
    As pessoas realmente acham a intervenção cirúrgica a melhor opção. Deus se enganou completamente ao criar a mulher apta para parir...Acorda! Se vc ou algum familiar seu foi vitima de violência obstétrica (como eu) se informe e lute por seus direitos. Não fale sem pensar, sem se informar, sem saber!
    "Toda mulher pode gerar, gestar e parir suas crias"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claúdia, totalmente favorável a sua opinião, a medicina e a mediacalização do corpo feminino fez com que as mulheres fossem colocadas como imperfeitas.
      A violência obstétrica passada por várias seria como uma forma de se penitenciar pelo pecado original, afinal, o filho é fruto do amor e do sexo, e nesse contexto seguimos amordaçando nossas mulheres. Temos e devemos lutar sempre!
      Apenas faço um adendo, a cesariana é salvadora sim, quando as condições naturais não colaboram ou não estão de acordo com o esperado, mas ela só deve ser encontrada em 10% dos casos e não 90%!
      Um beijo, obrigada pela colocação, continue sempre opinando e nos seguindo.
      Até

      Excluir
  6. Por isso mesmo que eu (e mais 3 amigas que estão grávidas no momento) fizemos tanta questão e nos esforçamos tanto para trazer o curso de HypnoBirthing para o Brasil (aconteceu nesta semana!!), um pouquinho de Londres, um pouquinho do que mulheres de mais de 40 países utilizam para ajudar a vivenciar o parto de forma tranquila e muito positiva! Foi o método escolhido pela Kate, e com certeza ignorado pela Juliana Paes...
    Parabéns Nayara, o post ficou ótimo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia, desculpa a demora em responder. Primeiramente, obrigada por elogiar o texto, as vezes a mente coopera para escrever bem e dizer a realidade do nosso Brasil!
      Eu fiquei sabendo do curso, mas não consegui ir, sei também que tem relação com a mentalização, a meditação e a respiração, além dos óleos, não?!
      Uma gestante que tenho acompanhando no meu grupo aqui em Rio Claro, fez o curso lá na Inglaterra, pois pariu lá, disse que ele é excelente, mas que temos que crer no método, senão, assim como qualquer tratamento, ele não funciona.
      Boa hora para vocês, fico feliz de saber que temos mais e mais mulheres ativistas e empoderadas, e se puder, deixe depois o relato da experiência com o método.
      Um abraço e continue nos acompanhando e escrevendo.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Kkk Kate teve o filho num hospital que a diária e 20 mil euros, com 2 médicos presentes fora as duplas. Esqueceu de falar? Que hipocrisia.

      Excluir