segunda-feira, 29 de julho de 2013

Reportagem da semana: Aquecendo os motores para a Semana Mundial do Aleitamento Materno!!!

Queridas blogueiras: boa noite!

Após o sucesso com o texto de Kate Middleton e Juliana Paes, chamamos vocês para realizar o mesmo sucesso, divulgando a Semana do Aleitamento Materno, que sempre é realizada de 1 a 7 de agosto, cada ano com uma temática diferente e específica para aprimorar uma prática tão milenar, a amamentação.

A primeira Semana  Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) foi em 1992, atualmente, iremos comemorar a 22ª SMAM, que traz como temática, segundo o WABA: "Breastfeeding support: close to mothers" - "Aconselhamento em amamentação: próximo das mães".

Pretendemos com essa SMAM, assim como nas demais, incentivar e apoiar o aleitamento materno, no entanto, nessa destacamos a necessidade de estar próxima às mães nesse momento para que a amamentação seja estabelecida da melhor maneira possível.

Para ficar mais fácil e concreto esse auxílio às nutrizes, o WABA criou uma figura demonstrando todas as redes que interferem na prática do aleitamento materno! De uma olhada na figura:

Sendo assim, de forma sucinta veja que, a MULHER (NUTRIZ) sempre ficará ao centro, pois receberá a ação destas esferas interligadas, não obstante, as mesmas deverão gerar auxílio à nutriz, mas de que forma?! Vamos lá:

1- Família e rede social (amigos, conhecidos, vizinhos...): Participam deste ciclo, desde os pais e companheiros até mesmo os amigos, vizinhos e a comunidade no geral. Como atuar: Nesta esfera, a comunidade pode agir durante a gestação ofertando segurança e diminuição do estresse, no parto atuam no empoderamento da mulher e na amamentação, as redes sociais e a família são fundamentais para aumentar a confiança materna, dessa forma, colaborando para o fortalecimento da prática do aleitamento.

2- Sistema de saúde: Participam deste ciclo todos os profissionais de saúde envolvidos com a mulher. Como atuar: A atuação deve ser iniciada ainda no pré-natal, sendo este, um espaço amigável, no qual a mulher pode compartilhar seus anseios e ser ouvida; perpassando para o momento do parto e pós-parto, nos quais logo após o nascimento, o bebê já deveria ser estimulado ao contato pele a pele, e amamentação. Além disso, os profissionais devem estar preparados para ouvir, aconselhar e estar junto nesse processo do aleitamento materno, ações excludentes ou vexatórias podem prejudicar a prática do aleitamento.

3- Local de trabalho e serviço: Participam deste grupo os colaboradores do serviço, os patrões e todos os amigos desse local. Como atuar: Respeitando e ampliando a licença maternidade, fazendo valer a lei que garante a saída da mãe para aleitar ou incentivando a empresa ou local de trabalho a ter uma sala de aleitamento.

4- Leis e ação governamental: Participam deste grupos os políticos e os governantes. Como atuar: Fazendo valer a lei da licença maternidade de 180 dias, além de criar e fazer valer as leis contra o comércio das fórmulas, além de promover campanhas de incentivo ao aleitamento materno.

5- Resposta às crises e emergências em aleitamento: Neste conjunto a mulher deve ser amparada toda vez que se sente ameaçada ou em uma situação inesperada para o aleitamento, em especial, nas catástrofes naturais, violência doméstica, doenças críticas, processo de divórcio, reclusão temporária, dentre outras. 

 Veja quantas esferas acabam atuando no estabelecimento da amamentação. No seu caso, conseguiu apoio em todas as esferas? Sempre foi ouvida e aconselhada por algum profissional de saúde? Deixe seus comentários e seus pareceres!

Já que aquecemos os motores, se preparem para a Semana Especial Aleitamento Materno da Consultoria Arte de Ser Mãe!

Afinal, aconselhar e apoiar é o nosso forte!!!



Lembrando, que a consultoria Arte de Ser Mãe presta consultorias especiais de aleitamento materno, na qual você é o centro das atenções e acompanhada de pertinho até conseguir amamentar, para mais informações, contate-nos:

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário