quinta-feira, 11 de julho de 2013

Não cai no conto do larápio! O que meu médico pode alegar para me "cesariar"?

Queridas mamães blogueiras: bom dia!

Hoje, decide abordar alguns contos ditos pelos profissionais da saúde afim de desestabilizar a gestante ou a parturiente para incorrer na "desnecesárea".

Muitas vezes fui indagada por algumas mulheres, por pais e até mesmo familiares se isso seria possível acontecer, e sempre vemos que sim!

Então, quais são os principais contos que podem levar a mulher à uma "desnecesárea"?

Era uma vez...

...uma mulher que não tinha contração, mesmo estando fora do trabalho de parto! O que faremos? Cesárea!
...você não tem dilatação! Mas, doutor, eu não estou em trabalho de parto. O que faremos? Cesárea!

...sua placenta está calcificada e velha. Já passou do tempo! O que faremos? Cesárea!

...o cordão do seu bebê está enrolado, ele pode morrer! O que faremos? Cesárea!

...sua bacia é tão estreita, com esse bebê gigante, ele não nascerá! Ah, se nascer de parto vaginal vai te deixar toda estourada por baixo. E agora doutor? Cesárea!

...te dou 6 horas para esse bebê nascer por via vaginal. Mas esse tempo é possível? Não espero mais que isso, depois desse tempo, vai para a cesárea!

... já está passando do tempo desse bebê nascer! Como assim, se eu estou de 40 semanas? Então, ele já é pós-termo. E o que fazer? Uma cesárea salvadora!

...nossa o pulmão do seu bebê está cheio de líquido, vamos ter que cesariar para salvá-lo! Mas, como assim doutor? Ele não está envolto pelo líquido amniótico?

... esse negócio de cócoras e gravidade não ajudam em nada no momento do parto, por isso, é melhor uma cesárea!

...maezinha, você não vai aguentar, dói demais! 

Esses são algumas dos contos do seu "doutô" que já ouvi ou que chegaram até mim, e você, já ouviu algum diferente? Passou por algum desses? Qual foi a solução?

Muito cuidado, pois essas falácias podem te induzir ao erro desnecessário!
Como te garante Dr. Frotinha:

Como se proteger dele?

Muita leitura!
Muito empoderamento!
Quanto mais nos preparamos internamente, mais poderosas ficamos para debater com o médico ou a equipe que irá nos acompanhar.
Muita informação, que sempre deve ser pautada em evidências científicas.
Muita leitura de relatos de parto, pois quase sempre outras mulheres já passaram por isso.

Se empodere, estude e siga em frente! Se ouvir um conto by Dr. Fortinha, não precisa morrer por isso, troque! Sim, troque de equipe ou de médico.

Grande abraço,
consultoria Arte de Ser Mãe!


Nenhum comentário:

Postar um comentário