quarta-feira, 26 de junho de 2013

Noticiário da semana: Amamentação - Quais são as vantagens para o mulher (PARTE 2)

Queridas blogueiras: boa tarde!

Continuando na onda da amamentação, hoje, apresento alguns benefícios para a mulher.

Você sabia que amamentar diminui a chance da mulher desenvolver câncer de mama? Amamentar ajuda a polpar ferro para o organismo, sabia? Tudo isso, e muito mais, agora, neste post.

Benefícios e vantagens do aleitamento materno para a mamãe:

Prevenção de hemorragia no pós-parto e anemia - Basicamente, ao aleitar, o organismo materno trabalha com dois hormônios, a prolactina responsável pela produção láctea e a ocitocina responsável pela ejeção do leite materno. A ocitocina, também conhecida como hormônio do amor, e a mesma substância responsável pela contração uterina durante o trabalho de parto, parto e pós-parto, sendo assim, quanto mais esse bebê estimular a região mamilo-areolar para se alimentar, maior serão os impulsos que o útero receberá da ocitocina, tão já, ajudando na redução de seu tamanho, consequentemente, reduzindo a ferida placentária (aonde a placenta estava implantada) e diminuindo sangramento, não obstante, diminuindo a perda sanguínea será conservado um maior quantidade de sangue e ferro para o organismo colaborando no combate à anemia materna. Além disso, a amenorreia encontrada pelo aleitamento materno exclusivo, que deve ser desenvolvido até o 6º mês do bebê, garante a conservação de mais ferro para o organismo.

Proteção contra o câncer - Amamentar ajuda a combater o câncer de mama. Você sabia? Amamentar por 12 meses reduz em 11% as chances de câncer de mama em geral nas mulheres em idade fértil, enquanto, que amamentar 24 meses pode reduzir o risco em quase 25%. Sendo assim, amamentar é um fator protetivo para os bebês e as mães. Outro fator ligado a prevenção do câncer de mama se deve ao fato que a mama foi exposta ao último fator de crescimento, ou seja, ao fator 5, que só é adquirido pelas mulheres que passaram pela gestação, e consequentemente, prática do aleitamento materno, fazendo com que essa mama fosse exposta a um crescimento dos tecidos, e após o término do aleitamento, ao retorno e redução desses tecidos às condições pré-gravídicas, o que implicitamente, garante à essa mulher uma diferenciação tecidual mais apta do que as que não foram exposta à gestação e amamentação.

Espaçamento entre as gestações - Esse fator protetivo sobre o ciclo reprodutivo acontece, pois enquanto a mulher amamenta exclusivamente, subentende-se que não ocorra ovulação. Esse método contraceptivo é conhecido por LAM (método da amenorreia lactacional), basicamente, o aleitamento gera uma alteração na liberação dos hormônios sexuais e hipofisários, pois altera-se os pulsos do hormônio liberado pelo hipotálamo, dessa forma, o eixo hipotalâmico-hipofisário e gonadal fica desregulado garantindo à anovulação (ausência da ovulação). Entretanto, como o método pode ser falho, para aumentar a margem de segurança contra uma gestação outros métodos contraceptivos podem ser utilizados sem prejudicar o aleitamento, dentre eles: a minipílula a base de progesterona.

Efeito tranquilizador - Quando o aleitamento está bem estabelecido, ou seja, passado as dificuldades iniciais, que podem ser passiveis de ocorrer, toda vez que a mulher amamenta é liberada em seu organismo endorfinas, que tem ação analgésica e sedativa. Sabe uma ótima oportunidade para verificar o efeito das endorfinas? Amamente após a vacinação do bebê, isso confere o relaxamento do conjunto "mãe-bebê".

Aumento do vínculo e combate a depressão pós-parto - A prática do aleitamento materno, em especial, ainda na sala de parto colabora para a criação de vínculo entre mãe-bebê, por conta disso, é muito mais fácil psicologicamente a aceitação desse bebê, minimizando as chances de uma depressão pós-parto. O cheiro do bebê logo ao nascer estimula o cérebro materno a reconhecê-lo como cria dessa mulher, ou seja, como seu filho, outro fator relevante para diminuir a chances de depressão pós-parto e incentivar a amamentação.

Com tantos benefícios da vontade de amamentar agora, não?!
Conhecia todas essas vantagens?!
Depois de tantos benefícios, não seria um momento propício para tentar esse desafio:

o que acha?!

Amanhã terminaremos nossa trilogia sobre o noticiário da semana: Amamentação e suas vantagens!!!
Por hoje, saboreie a parte 2, e se ainda não conferiu, veja a parte 1.
Para maiores esclarecimentos, nos contate:

Problemas com o aleitamento? Não consegue amamentar? Basta nos escrever, estamos à disposição para te orientar e ajudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário