terça-feira, 25 de junho de 2013

Noticiário da semana: Amamentação - Quais são as vantagens para o bebê (PARTE 1)

Bom dia: queridas blogueiras!

Em homenagem ao ingresso no doutorado, e também pelos preparativos da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que ocorre todo ano na primeira semana de agosto, irei escrever um pouquinho mais sobre amamentação, que embora fisiológica, tem junto ao seu pano de fundo a interligação dos mundos: social, cultural, emocional e psicológico!

Temos que pensar sempre, que por trás da união entre uma boca e um peito existe um mundo particular, que formará com o ato de amamentar.


Quais são as vantagens de aleitar?

Para discorrer sobre esse tópico, podemos dividi-lo em três categorias: bebê, mulher-mãe e conjunto "mãe-filho" e sociedade.

Hoje, particularmente, irei explanar sobre as vantagens e benefícios do aleitamento para o bebê.

Vantagens para o bebê:

Nutrição - O leite materno é especie-específico, sendo assim, é o leite que a natureza materna preparou para o bebê com quantidades específicas de água, gordura, vitaminas e anticorpos, que vão se moldando com a idade da criança. Destaco a presença do fator bifidus, que ajuda na maturidade intestinal.
Basta visualizar a diferença entre o leite humano e o de vaca pela gravura:


Imunológica - O leite materna contém anticorpos, sendo um deles o IgA secretora, que recobre a porção da mucosa intestinal atuando contra as infecções do trato intestinal, assim como também recobre os brônquios e ouvidos prevenindo infecções do trato respiratório e otites. Atualmente, podemos verificar um aumento nos casos de reações alérgicas em bebês, que muitas vezes se devem à exposição precoce aos leite artificiais, por isso, atenção!!!

Aumento do vínculo e segurança - A amamentação garante ao bebê o contato com a mãe, além da saciedade nutricional, o contato com o peito lhe sacia a vontade de sugar. O aleitamento materno, além de configurar esse vínculo, gera no bebê a satisfação e a sensação de segurança por estar próximo de sua mãe, com isso, desenvolve seus sentidos de paladar, olfato e tato, deixando-o mais tranquilo e sereno.

Alívio das cólicas intestinais - Antes de apelar para o tratamento medicamentoso, quando seu bebê está com cólica basta colocá-lo para mamar, enquanto o bebê suga o intestino começa a trabalhar, por isso, é comum os bebês soltarem gases e até mesmo evacuarem, ainda durante a mamada, ou pouco tempo após seu término, isso ocorre devido o aumento da motilidade intestinal ocasionada pela sucção.

Desenvolvimento neuromotor, cognitivo e oral - A forma como o bebê utiliza a região oral e bucal para sugar a mama, lhe confere um trabalho mais intenso dos músculos orofaciais, se comparado com os bicos artificiais ou mesmo a alimentação por meio do "copinho", fato que colabora para minimizar problemas como: respiração bucal, otite, mordidas aberta e cruzada até problemas na aquisição da linguagem. Além disso, já existem pesquisas que investigam o tempo de exposição ao aleitamento materno e o quociente de inteligência (QI), sendo assim, quanto mais tempo esse bebê for aleitado maior seria a inteligência.

Esse são alguns dos benefícios e vantagens para o bebê, mas amanhã tem mais, acesse novamente e verá os benefícios para a mamãe!!!

Para maiores esclarecimentos sobre o processo de amamentação, conte conosco, basta acessar e nos escrever:
www.facebook.com.br/consultoriaartedesermae
consultoriasermae@gmail.com

Grande beijo,


Literatura analisada:

Rego, JD. Aleitamento materno: um guia para pais e familiares. 2ª ed. São Paulo: Atheneu, 2008.
486 p.
Carvalho, MR; Tamez, RN (org.). Amamentação-bases científicas. 2ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2005. 430 p.
Aleitamento.com: http://www.aleitamento.com/amamentacao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário